Núcleo Práxis – Publicações

Núcleo Práxis

(2008 - 2015)

Publicações

Livros

 

​Sociedade, Educação e Redes: Desafios à Formação Crítica

Organizadoras: Rosilene Horta Tavares; Suzana dos Santos Gomes

Devidamente estudado como um conjunto analítico, além de propositivo à prática pedagógica, este livro pretende-se como um arcabouço para o aprofundamento da capacidade crítica de professores, educadores sociais, pesquisadores e de outros profissionais da área educacional.

Assim, ao leitor que, em qualquer medida, se interessa pelas TIC e aos que já não podem escapar ao seu toque tecnológico, convidamos para um mergulho crítico na diversidade das ideias mobilizadas pelos autores que este volume ora reúne.

CAPA-APROVADA

O segundo volume de Sociedade, educação e redes,que ora apresentamos, inova especialmente por se concentrar na temática da luta na universidade pela formação crítica, em torno da centralidade do papel econômico-político das tecnologias digitais em rede na sociedade transnacional. Mas, nela, como situar o papel da universidade na formação ou na produção de novas gerações de trabalhadores? Como manter presente, nesse desafio de formação, a crítica anticapitalista e evitar que ela se dilua ou mesmo se perca? Nessa perspectiva, trazemos contribuições que visam ampliar os conhecimentos e análises acerca da universidade brasileira, no momento em que avança o processo de mercantilização da educação, em geral, e da educação superior em particular.

Dissertações

 

Qualificação para o trabalho no capitalismo contemporâneo: as tecnologias da informação e comunicação na formação docente inicial na UFMG

 Autora: Cristiana Chaves de Oliveira

Esta dissertação é resultado de um projeto maior intitulado Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Formação Docente, do Núcleo Pr@xis de Pesquisa, Ensino e Extensão em Tecnologias da Informação e Comunicação da Faculdade de Educação/FaE-UFMG/CNPq, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto integrou o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura e ampliar o alcance das ações voltadas para a formação docente inicial. O trabalho que ora se apresenta tem seus referenciais teóricos pautados em um marxismo não-ortodoxo, analisando em que perspectivas as tecnologias da informação e comunicação (TIC), nos cursos presenciais de formação de professores da UFMG, têm sido incorporadas nas estruturas curriculares e ementas dos dezessete cursos de formação de professores, no período de 2000 a 2012.

Rumo a uma pedagogia social da tecnologia: estudos introdutórios sobre a formação crítica em tecnologias da informação e comunicação dos professores das licenciaturas da FaE/UFMG

Autor: Alessandro Athouguia Rocha

A pesquisa apresentada foi realizada pensando em verificar o possível potencial crítico dos docentes da Faculdade de Educação da UFMG para com a proposta de pensamento-proposta de uma Pedagogia Social da Tecnologia (TAVARES, 2014, p.429). Utilizou-se, para tanto, as seguintes bases documentais: plataformas “Lattes” e “SomosUFMG”, os cadernos de protocolos de atendimentos e emails de solicitação de suporte e serviços do setor de informática da Unidade e, também, os planos de cursos e respectivas ementas de disciplinas ministradas pelos docentes efetivos de carreira lotados na instituição, buscando levantar, entre outros dados relacionados à temática da pesquisa, suas produções acadêmicas, suas habilidades instrumentais em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), além da observação direta não-participante

Tecnologias da informação e comunicação e educação: contradições na teoria e na prática no contexto da sociedade capitalista contemporânea

Autora: Ana Paula Batista de Oliveira

Esse estudo constitui-se em uma análise teórica e prática sobre o tema Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação no contexto da sociedade capitalista contemporânea. Na prática, realizamos as análises dos desdobramentos do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente, que compôs o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência – UFMG) articulado com as análises teóricas realizadas. O objetivo geral desta pesquisa, que ora apresentamos seus resultados, foi o de desvelar as intencionalidades políticas e econômicas de uso das TIC na sociedade capitalista contemporânea, na educação; sobretudo analisar como a tecnologia vem sendo apropriada por grupos e classes sociais dominantes; e a importância da educação e das TIC para o capitalismo; contextualizar os diferentes elementos que as compõe, enfatizando o trabalho e a formação docente; e compreender o processo formativo dos licenciandos da UFMG dentro do projeto analisado.

Trabalho docente na educação superior: o uso de tecnologias digitais e as manifestações de sofrimento

Autora: Sara Shirley Belo Lança Torres

O objetivo deste estudo foi investigar o discurso de docentes acerca das manifestações de sofrimento e sua relação com o uso de tecnologias digitais no processo de trabalho docente no âmbito de uma universidade pública federal. Metodologicamente, trata-se de um estudo com a abordagem quali-quantitativa. O percurso metodológico foi realizado em três etapas de pesquisa bibliográfica e documental; produção de informações por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas individuais; e análise das informações. Para a análise das informações quantitativas, foi utilizada a estatística descritiva; para as informações qualitativas, foi utilizada a análise de conteúdo. Constatou-se que as manifestações de sofrimento não foram relacionadas pelos docentes às ferramentas em si, mas ao uso que se faz desses dispositivos e às diversas relações que se estabelecem entre tempo e espaço, poder, controle e apropriação das tecnologias digitais no processo de trabalho. Contudo, as manifestações de sofrimento foram consideradas como um alerta para as necessidades de transformação do processo de trabalho dos docentes.

Formação docente, TDIC e novas qualificações no capitalismo contemporâneo: uma análise do papel desempenhado pelo Banco Mundial na formação docente inicial na USP e UNICAMP

Autora: Amanda Miranda e Almeida

Esta pesquisa tem como objeto de análise as influências e determinações do Banco Mundial, corroboradas pelas políticas educacionais nacionais, na inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), nos cursos de formação docente inicial da USP e Unicamp. O referencial teórico adotado, pautado em um marxismo não-ortodoxo, fundamenta discussões que, ao se inserirem no contexto do capitalismo contemporâneo, tratam de questões relacionadas ao mundo do trabalho, formação de professores voltada, também, para o uso de tecnologias, qualificação para atender às demandas do atual sistema de produção Toyotista e o papel exercido pela educação nesse processo. Para tanto, parte-se do pressuposto de que organismos multilaterais exercem um papel fundamental no tocante às pressões para que o uso das tecnologias faça parte de maneira efetiva dos cursos de licenciatura, pressões essas corroboradas e endossadas pelas políticas educacionais direcionadas para o ensino superior. O propósito desta pesquisa foi o de identificar, analisar e caracterizar as relações existentes entre os cursos de formação de professores, na USP e Unicamp, a inserção das TDIC e as influências nacionais e internacionais para que se atenda às necessidades colocadas pelo sistema capitalista, necessidades essas embasadas, também, na aquisição de habilidades e competências no uso das mais diversas tecnologias.

De 2011 à 2015, o Prodocência alcançou as seguintes marcas:

+ 0
Oficinas
0
Palestras
0
Cursos semestrais
+ 0
Cursistas