Núcleo Práxis

(2008 - 2015)

O projeto

Olá!

O Grupo de Pesquisa Universitátis UFMG/CNPq (2015-), sediado na Faculdade de Educação desta universidade tem a satisfação de apresentar aqui um repertório digital com histórico e materiais importantes resultantes de mais seis anos de muita dedicação e trabalho de professores, técnicos administrativos, estudantes, bolsistas e educadores sociais: trata-se do Núcleo Pr@xis de Pesquisa, Ensino e Extensão na Faculdade de Educação da UFMG em Sociedade, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação. De 2011 a 2015 o Núcleo Pr@xis cresceu e ampliou-se a um ponto tal que em 2015 extinguiu-se para dar vazão ao nascimento de um outro grupo de pesquisa, o Universitátis. Este, já nasce como um meio de pesquisa-ação! Na verdade, porque resultou do encontro de pessoas com um histórico ou marca de trabalho político e teórico, tanto professores quanto técnicos-administrativos e estudantes da universidade, comprometidos com a construção de uma sociedade alternativa, no sentido do fim da exploração do trabalho e da opressão política.

Voltando a 2009, ano de nascimento do Núcleo Pr@xis, vale dizer que ele também foi construído por um grupo de pessoas idealistas, muitas das quais libertárias e dispostas a manter imbricadas teoria e prática como meio luta contra a desigualdade sistêmica do capitalismo. A tecnologia, como eixo central, foi analisada pelo grupo tanto como veículo fundamental de extração do trabalho (mais-valia), como passível de ser transformada por lutas ou relações sociais anticapitalistas.

Convidamos a todos à uma pedagogia social da tecnologia, conforme elaboração de Rosilene Tavares em um dos capítulos do livro Sociedade, Educação e Redes (2014), no qual destaca dois desafios: o primeiro centra-se na possibilidade de os professores munirem-se de conhecimentos teóricos sobre o sentido e o papel político e econômico das TIC na sociedade contemporânea; o segundo objetivo seria o de que o professor possa se apoderar das tecnologias digitais, aliando-se, de forma solidária, aos alunos para diversificar a assimilação e a produção do conhecimento. Pois não basta a perspectiva crítica sobre o que está instituído, sendo igualmente essencial construir alternativas pedagógicas práticas na relação entre tecnologias e educação.

Dentre os projetos desenvolvidos pelo Pr@xis estão aqueles inseridos no programa de Consolidadação das Licenciaturas (Prodocência), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação do governo brasileiro.

Neste site estão reunidos inúmeros materiais de estudo, pesquisa resultantes do Prodocência UFMG, e que desejamos possam também como instrumentos de aperfeiçoamento da prática docente no que concerne às tecnologias digitais.

Bom proveito!

Equipe do Universitátis UFMG

De 2011 à 2015, o Prodocência alcançou as seguintes marcas:

+ 0
Oficinas
0
Palestras
0
Cursos semestrais
+ 0
Cursistas

Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na

Formação Docente

 

Projeto de Ensino e Pesquisa

2011-2013

Projeto institucional da Universidade Federal de Minas Gerais, sediado na Faculdade de Educação, no Núcleo Pr@xis UFMG/CNPq (criado em 2009). O projeto foi aprovado em dezembro de 2010 pelo Edital nº 028/2010, no Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), da Secretaria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  O projeto Integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente/UFMG foi desenvolvido entre março de 2011 e dezembro de 2013, e visou “[…] elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica”; e, especificamente, “fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, inclusive com a inserção de tecnologias da informação e da comunicação nos processos de ensino e aprendizagem dos futuros docentes.” Assim como se pretende, como resultado desse projeto, a “implementação de novas propostas curriculares para a formação de professores” e, com isto, elevar “[…] a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos educadores [em formação na universidade] seja ele realizado de modo presencial, semipresencial ou a distância.”

 

O PRODOCÊNCIA foi uma ação da Capes cuja finalidade era o “fomento à inovação e à elevação da qualidade dos cursos de formação para o magistério da Educação Básica, na perspectiva de valorização da carreira docente. Apresenta como objetivos específicos o apoio ao estudo e ao desenvolvimento de novas formas de organização curricular para a formação de professores nas IPES, o apoio à criação de estratégias para o aperfeiçoamento de professores das licenciaturas e o apoio à criação de metodologias inovadoras para os cursos de licenciatura.” (http://www.capes.gov.br/educacao-basica/prodocencia).

O Uso Pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores

 

Projeto de Pesquisa e Ensino

2014 – 2015

Compondo o Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), da CAPES, o projeto institucional da UFMG, O Uso Pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação de Professores, se desenvolveu com grande dinamismo durante os anos de 2014 e 2015, sediado na Faculdade de Educação, no Núcleo Pr@xis UFMG/CNPq.

Levando em conta que o Prodocência UFMG/ CAPES/UFMG iniciou, em 2011, um trabalho significativo nesse sentido, e considerando os resultados positivos até agora alcançados no período 2011-2013, avaliamos, no entanto, que havia lacunas a serem preenchidas no que diz respeito à formação docente tanto inicial (estudantes de licenciaturas), quanto continuada (professores dos cursos de licenciaturas/ensino superior). Inclusive no quesito da formação teórica, para a qual seria fundamental remetermos nossos estudos e ações para uma formação em educação tecnológica.

Educação tecnológica é um conceito mais amplo, pois implica “saber usar” a tecnologia e ainda analisar a sua evolução e repercussão na sociedade. Supõe ainda desenvolver um discurso racional sobre as tecnologias. Como refere Miranda (2007), “A educação tecnológica não é uma disciplina técnica. É um ramo das humanidades” (p. 218). Uma verdadeira educação tecnológica só o é quando se ensina aos estudantes a história das diferentes tecnologias (iluminuras, alfabeto, prensa tipográfica, computadores e Internet) e dos seus criadores, dos seus efeitos econômicos, sociais e psicológicos e ainda de como elas refizeram o mundo e continuam a refazê-lo. Igualmente será necessário mostrar como as tecnologias “criam novos mundos, para o bem e para o mal” (Miranda, 2007, p. 219 /http://ticsproeja.pbworks.com/f/limites+e+possibilidades.pdf).

Tais lacunas de formação justificaram a continuidade do projeto Prodocência da UFMG, que teve seu projeto pela segunda vez aprovado pela CAPES, no Edital de 2013 deste órgão do governo federal.

Para consolidar o que consideramos ser uma inovação – uma educação tecnológica – na formação docente inicial e continuada, sendo este o problema central a ser enfrentado ampliamos em muito os objetivos pretendidos no projeto.

  • Foram dez (10) cursos semestrais
  • Mais de 100 (cem) oficinas;
  • Dezesseis (16) palestras em torno da temática Sociedade, Educação e Tecnologia
  • Produção de um repertório digital com a história dos nossos projetos, diversos recursos e objetos de aprendizagem.
  • Montagem de um Laboratório de Pesquisa e Experiências Pedagógicas em Educação Tecnológica, sediado na Sala 1202 da Faculdade de Educação, com equipamentos
  • Organização de uma biblioteca específica sobre o tema com livros patrimoniados na Biblioteca da Faculdade de Educação/UFMG
  • Produção de seis (6) dissertações de mestrado
  • Publicação de livros e artigos
  • Participação em eventos sobre a temática do projeto.

Veja notícias sobre nossas ações aqui:

http://www.capes.gov.br/36-noticias/6935-nucleo-praxis-e-prodocencia-da-ufmg-ofertam-oficinas-na-area-de-tecnologias-e-educacao