Quem somos

Quem somos

Docentes

José Angelo Gariglio - Coordenador

Doutor em Educação pela PUC-Rio. Professor Associado 2 da UFMG. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: inclusão e conhecimento social da FAE/UFMG e do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede (Polo UFMG). Coordenador do Universitatis. Membro da Rede Universitas.

Savana Diniz Gomes Melo - Vice - coordenadora

Doutora em Educação pela UFMG com estágio Doutoral na Universidade Nacional de San Martin (UNSAM), Argentina e Pós-doutoral na Universidade de La Coruña, Espanha. Professora Aposentada da UFMG, com vínculo de Voluntária no Departamento de Administração Escolar da FaE/UFMG. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: inclusão e conhecimento social da FAE/UFMG. Vice coordenadora do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Educação Superior e Universidade (UNIVERSITATIS). Membro da Rede de Pesquisadores sobre a Educação Superior (UNIVERSITAS-BR) e Coordenadora do Eixo 4 - O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras. Membro da Rede de Pesquisadores sobre a Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE) e de sua Coordenação Ampliada.

Suzana dos Santos Gomes

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), UNIVERSITÁTIS e PRODOC. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência. FaE/UFMG). Coordenou o Curso de Pedagogia da FaE/UFMG – 2015/2017. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores e docência universitária.

Rosilene Horta Tavares

Professora FaE/UFMG, Mestre em Educação (FaE/UFMG), Doutora em Filosofia (Universidade Complutense de Madri/ES), Ativista, membro do UNIVERSITÁTIS FaE/UFMG_CNPq. Link do curriculo Lattes:




Pesquisadores

Alex de Oliveira Fernandes

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -FaE/UFMG, na linha de pesquisa Políticas Públicas (2022). Mestre em Educação pela FaE/UFMG (2017), com a temática da Avaliação da Aprendizagem. Possui Pós-graduação em Estudos Africanos e Cultura Afro-Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG (2007) e graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, (2006).Tem experiência na área de Ensino de história como professor, da rede pública e privada, e na elaboração e execução de projetos educacionais (Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos e Pré-Vestibulares), desde 2003. Atuou como pesquisador em acervos documentais, na sistematização de dados de pesquisa histórica e na realização e edição de entrevistas (História Oral). Possui experiência na elaboração de itens de teste de aprendizagem. Atuante como professor na Educação Básica, com experiência na gestão pública nas funções de assessor pedagógico e de dirigente educacional. Integrante do Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG), desde 2018.


Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

Linha de Pesquisa: Docência: Processos Constitutivos, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas.

Orientadora: Profa. Dra. Suzana Santos Gomes

Baixe aqui

Ana Gleysce Moura Brito

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na Linha de pesquisa Políticas Públicas de Educação. Possui Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN - 2024). Possui Especialização em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA - 2017) e Graduação em Letras pela Universidade Regional do Cariri (URCA - 2015). Desenvolve pesquisas na área de Educação com ênfase nos seguintes temas: trabalho docente e políticas de avaliação. Participa do Grupo de Pesquisa-Ação Universitátis UFMG/CNPq. Atualmente, é professora do quadro permanente de professores da Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC-CE).

Aryanne Martins Oliveira

Aryanne Martins Oliveira- Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Universidade e Educação Superior (Universitátis/FaE/UFMG). Mãe da Beatriz e do Eduardo.
Dissertação de Mestrado:

Edna Vieira da Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estado de Minas Gerais – UEMG; Mestre em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) do CEFET-MG e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -FaE/UFMG, na linha de pesquisa: Políticas Públicas de Educação.

Esdras Tavares de Oliveira

Professor do curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Francisco Beltrão. Doutorando em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Serviço Social pelo Centro Universitário UNA (UNA). Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Atualmente dedica-se a estudos e pesquisas sobre Educação, Educação Superior, Pós-Graduação, Avaliação Educacional, Formação Acadêmico-Profissional, Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social e Ontologia do Ser Social.

Fabíula Tatiane Pires

Doutora em Educação pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -FaE/UFMG, na linha de pesquisa Políticas Públicas de Educação. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004) e pós graduada em Pedagogia Empresarial pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de MG. Atualmente é pedagoga no Instituto Federal Minas Gerais - campus Ouro Preto. Tem experiência na área de Educação- docência e supervisão - nos anos iniciais, na educação profissional técnica de nível médio e em treinamento de pessoal em empresas. Em 2012 iniciou, como participante, no grupo de pesquisa Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - EPIEJA/ CEFET-MG, neste mesmo ano e instituição, participou como formadora, na docência de adultos, do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia - PROGEST. Integrante do Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG), desde 2020.

Francilene Macedo Rocha

Doutora em Educação (2022), Mestre em Educação (2017) e Graduada em Pedagogia (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG). Integra o Grupo de Pesquisa sobre a Universidade e Educação Superior (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG). É membro da Rede Universitas/BR no Eixo 4 - O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras. Participa da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Atuou como Professora da Educação Infantil na Prefeitura de Belo Horizonte no período de 2013 a 2018. Empreende estudos nos seguintes temas: Educação Superior, Trabalho Docente, Sindicalismo Docente, Carreira e Remuneração Docente.

Júlia Fraga Araujo Carvalhaes

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG. Mestre em Educação (UFMG - 2018). Especialista em Auditoria em Saúde e Gestão da Qualidade (FCMMG). Graduada em Pedagogia (Uniube - 2018) e em Ciências Biológicas (PUC Minas -2011). Atua como Procuradora Institucional e Presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade de Saúde Santa Casa BH.

Liliana Borges

Pedagoga e Professora de Educação Física na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) no Curso de Pedagogia. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com especialização em Educação Física Escolar. Tem experiência docente no ensino superior e na educação básica, com orientação de trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Educação Física e de Pedagogia. Foi membro de direção sindical e presidente de sindicato (SIND-UEMG). Atua na gestão da Universidade como Diretora Geral de Campus, além de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Políticas Públicas de Educação Superior (NEPPPE/UEMG) e Formação de Professores (FIC no Campus). Vinculada à Rede Universitas Br. Membro do Grupo de Pesquisa sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG)

Livia Silva Damasceno

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais pela Linha de Políticas Públicas em Educação (2021), Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais pela Linha Trabalho e Educação (2013) e graduada em Pedagogia pela Faculdade de educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente desenvolve pesquisa pelo Grupo de Pesquisa sobre Universidade (Universitátis/FAE/UFMG) e compõe a coordenação ampliada deste. É membro da Rede Universitas BR (Eixo 2). Conjuntamente participa dos estudos do Grupo de Estudos e Pesquisas em Marx, Trabalho e Educação (GEPMTE). Atua como professora da Rede Municipal de Belo Horizonte- 1º e 2º ciclos (2012-). Desenvolveu entre 2007 a 2016 trabalho de educação popular por meio da docência e coordenação pedagógica com trabalhadores da construção civil na Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves(EPOMG). Na EPOMG desenvolveu estudos e práticas ligadas à educação popular, alfabetização de adultos e formação sindical com os trabalhadores da indústria da construção civil da cidade de Belo Horizonte e região metropolitana, além de formação de professoras em áreas de acampamentos e assentamentos no Norte de Minas. Atua como membro de equipe do Programa Tribuna do Trabalhador na Rádio Autêntica FM (106,7) com fins aliar o trabalho sindical à análise econômica e política nacional. Atua como locutora e editora do Programa entre ( 2009- até o momento).

Michel Grannam

Michel Gannam é graduado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É preparador e revisor de textos. Atualmente, é coordenador editorial da Editora UFMG e aluno do PROMESTRE (FaE/UFMG. 

Moisés Giordanno Mazza

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008); Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma instituição (2012); Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (2019). Atuou na educação básica na Rede Estadual do Rio de Janeiro (2010-2017), FIRJAN (2013-2014) e como Professor Substituto no IFMG - Campus Ouro Preto (2019-2020). Atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da UFMG.

Paula Francisca da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES (2008), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM (2011), especialização em Educação a Distância pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG (2013), mestrado (2015) e doutorado (2022) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais-FAE/UFMG (2015). Atua como pedagoga no Departamento de Ensino Superior da Pró-reitoria de ensino do IFNMG. Desenvolve pesquisas no campo de confluência trabalho, políticas públicas da educação, educação profissional e tecnológica, educação superior e docência.

Pedro Afonso Valadares

Pedro Afonso Valadares é professor da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, Escola Municipal Milton Campos; diretor do SindRede/BH; mestrado em Educação pela UFMG, PROMESTRE (2016); doutorando na FaE UFMG, linha de pesquisa: Política, Trabalho e Formação Humana.

Rafaela Campos Duarte Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado formação complementar em Ciências da Educação. Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de Políticas Públicas. É membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (Universitátis/FAE/UFMG) e empreende pesquisas sobre os seguintes temas: Capitalismo e educação; Políticas Públicas e educação; Reformas educacionais na Educação Básica e Educação Superior; Mercantilização e privatização da educação superior. Atualmente é Professora de Educação Superior na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na área de políticas públicas e gestão da educação, e atua como Pedagoga no Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Tarcísia Carolina Roberto Silva Duarte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG); na linha de Pesquisa Políticas Públicas de Educação. Mestre em Educação pelo mesmo programa e Pedagoga pela UFV. Membra do Grupo de Pesquisa-Ação Universitátis – UFMG/CNPq. Possui MBA Gestão Escolar pela USP/Esalq. Seu projeto de tese tem por objetivo analisar Políticas Públicas de Avaliação do Desempenho em cursos de Licenciatura da área de Ciências Exatas da UFMG e a relação destas com os fenômenos de permanência e evasão destes cursos. Já atuou profissionalmente como educadora social, coordenadora pedagógica na rede estadual e docente dos anos iniciais. Foi professora substituta no Centro Pedagógico da UFMG. Debruça seus estudos sobre o campo das políticas públicas de educação, avaliação da educação superior, desempenho acadêmico e permanência no ensino superior.

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Sala 1550 | Faculdade de Educação | UFMG

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