Quem somos

Docentes

Rosilene Horta Tavares

Doutora em Filosofia pela Universidade Complutense de Madri Pesquisadora do Universitátis UFMG-CNPq. Por cerca de 23 anos foi professora das séries iniciais, do ensino fundamental e do ensino médio, em escolas públicas de Minas Gerais. É graduada em História (PUC-MG), mestre em Educação pela UFMG (1995). Atualmente é professora associada aposentada da UFMG, Foi Pesquisadora de Produtividade em Extensão Inovadora/CNPq, em projeto de inclusão digital em comunidades pobres de Belo Horizonte. Realizou entre 2013-2014 pesquisa de pós-doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense/UFF, sobre a história das condições de trabalho e estudo na UFMG, no contexto das políticas públicas e empresariais para o Ensino Superior.

Savana Diniz Gomes Melo

Professora Associada na UFMG. Membro permanente do PPGE/FAE/UFMG. Pós-doutora (Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de La Coruña, Galícia, Espanha , 2014). Doutora (2009) e Mestre (2002), na FAE/UFMG. Estágio doutoral (Universidade de San Martin, Buenos Aires, Argentina, 2007). Leciona na graduação na pós-graduação. Integra o Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG). É membro da Rede Universitas/BR onde coordena do Eixo 4 - “O trabalho nas instituições de educação superior brasileiras”. Integra a Direção Colegiada da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação (REDE ASTE). Possui estudos e publicações na área de educação, com ênfase em temas como Políticas Públicas, Conflito, Trabalho, Resistência e Organização Político Sindical dos Docentes da Educação básica e Superior.

Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Educação: Formulação, Implementação e Avaliação.

Orientadora: Profa. Dra. Dalila Andrade Oliveira

Baixe aqui

Tese apresentada ao curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas e Educação: formulação, implementação e avaliação”, como requisito parcial para obtenção do título de doutor em Educação.

Orientação: Prof.ª Dr.ª Dalila Andrade Oliveira.

Baixe aqui

Suzana dos Santos Gomes

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), UNIVERSITÁTIS e PRODOC. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). Coordenou o Curso de Pedagogia da FaE/UFMG – 2015/2017. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores e docência universitária.

Pesquisadores

Andressa Moreira

Pesquisa trabalho docente, gestão da Educação Superior e o sindicalismo docente universitário. Investiga o trabalho e a subjetividade dos sujeitos trabalhadores em suas transformações, atualizando a noção de homem concebida pelo marxismo.

Alex de Oliveira Fernandes

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais -FaE/UFMG, na linha de pesquisa Docência: Processos Constitutivos, Condicionantes Estruturais, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas. Desenvolve pesquisas com a temática da Avaliação da Aprendizagem na Educação Básica e Superior.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

Linha de Pesquisa: Docência: Processos Constitutivos, Sujeitos Socioculturais, Experiências e Práticas.

Orientadora: Profa. Dra. Suzana Santos Gomes

Baixe aqui

Amanda Miranda e Almeida

Atualmente é professora no Colégio M2 - unidade Lagoa Santa e na Escola Estadual Nilo Maurício Trindade Figueiredo. Tem experiência na área de História, com ênfase em Culturas Políticas. Concluiu pesquisa de mestrado, junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG, sobre educação, capitalismo e o uso de tecnologias.

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Mestrado Profissional em Educação e Docência da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação e Docência.

Linha de Pesquisa: Educação Tecnológica e Sociedade Orientadora: Profa. Dra. Rosilene Horta Tavares

Baixe aqui

Crisciane Almeida

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Professora do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Belo Horizonte. Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Especialização em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional e estética pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Experiência em docência no Centro de Formação Técnica Elza Rocha. Experiência em docência como orientadora de cursos no SENAC-MG. Experiência como tutora na UNOPA. Experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: six-minute walk test e asthma.

Deise Kinsk Reis Silva

Mestranda em Educação na UFMG. Graduada em Pedagogia pela UEMG. Graduada em Produção Multimídia pela UNIBH. Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela UNIFEI. Aperfeiçoamento em Educação a Distância pela UFMG. Já atuou como assessora pedagógica, professora formadora e designer instrucional em instituições públicas e privadas. Interessa-se por Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem Virtuais e Teorias Pedagógicas.

Francilene Macedo Rocha

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Atualmente é Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação da FaE/UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa sobre a Universidade (Universitátis/FaE/UFMG). Desenvolve estudos e pesquisas sobre trabalho, carreira e remuneração docente na Educação Superior, entre outros.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

Área de Concentração: Políticas Públicas e Educação: Concepção, Implementação e Avaliação.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Savana Diniz Gomes Melo

Baixe aqui

Liliana Borges

Possui mestrado em Educação pela UFMG (2002) e especialização em Educação Física Escolar. É professora na Faculdade de Educação da UEMG no Curso de Pedagogia e Diretora do Campus Belo Horizonte da Universidade. Graduanda em Pedagogia (UFMG). Possui licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (UEG). Tem experiência docente no ensino superior e na educação básica, nas áreas de Educação Física e de Pedagogia. Foi membro de direção sindical e presidente (SIND-UEMG). Atua na gestão da universidade, além de projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Políticas públicas de educação superior, Formação de Professores, Educação Física Escolar, Corporeidade e Movimento.

Dissertação apresentada ao Curso de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Eustáquia Salvadora e Sousa
Co-orientadora: Prof.ª Dr.ª Ana Maria Rabelo Gomes

Baixe aqui

Luciana Cristina Nogueira Honório Rodrigues

Mestre em educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação - UFMG (2016), na linha de Políticas Públicas em Educação: concepção, implementação e avaliação. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação - UFMG (2012). Atualmente é Professora Municipal de Santa Luzia - MG, Professora da Rede Estadual de Minas Gerais (REEMG), e tutora do Curso de Especialização Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento, modalidade a distância, no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente - GESTRADO/Faculdade de Educação/UFMG desde 2009, e membro do Grupo de Estudos sobre a Universidade (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG) desde 2015.

Paula Francisca da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela UNIMONTES (2008), especialização em Docência do ensino superior pela FINOM (2011), especialização em Educação a Distância pelo IFNMG (2013) e mestrado em Educação pela FAE/UFMG (2015). Atualmente cursa o Doutorado em Educação - FAE/UFMG (2018-2021), e além do grupo de pesquisa e ação Universitátis (CNPQ) da UFMG integra o grupo de pesquisa EPT do IFNMG. É pedagoga do DES/PROEN/IFNMG. Desenvolve pesquisas no campo de confluência educação profissional e tecnológica, educação superior e trabalho docente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação continuada de professores.

Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

Área de Concentração: Políticas Públicas de Educação.

Orientadora: Profª. Drª. Savana Diniz Gomes Melo

Baixe aqui

Rafaela Campos Duarte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais, com foco na análise das políticas públicas e reformas curriculares direcionadas ao Ensino Médio e suas implicações sobre o acesso e permanência na Educação Superior. Atualmente é Doutoranda na linha de Políticas Públicas FaE/UFMG e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Universidade (Universitátis/FAE/UFMG). Vem desenvolvendo estudos e pesquisas sobre as temáticas avaliação, trabalho docente na educação superior, produtivismo acadêmico e mercantilização da educação superior.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.

Área de Concentração: Políticas Públicas de Educação: Concepção, Implementação e Avaliação

Orientadora: Profª. Drª. Savana Diniz Gomes Melo

Co-orientadora: Profª. Drª. Suzana dos Santos Gomes

Baixe aqui

Inscreva-se e receba o Inverso, o boletim do Universitátis

universitatis-logo-completo

Onde?

Sala 1550 | Faculdade de Educação | UFMG

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 Pampulha, Belo Horizonte – MG